Entre
28 de maio e 1º de junho, a cada produto da marca comprado, um pacote de
absorvente será doado para a Plan International Brasil
Brasília, maio
de 2025 - No
mês marcado pelo Dia Mundial da Higiene Menstrual, celebrado em 28 de
maio, Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark,
promove conscientização sobre o enfrentamento da pobreza menstrual no Brasil,
reforçando seu compromisso em continuar incentivando diálogo e gerando impacto
positivo. Por isso, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, em
parceria o Pão de Açúcar, rede de supermercados do GPA – Grupo Pão
de Açúcar, a marca promove a campanha ‘Compre Intimus e Doe Dignidade’. A cada produto da marca
comprado nas lojas do Pão, um pacote de absorvente será doado para a Plan
International Brasil, instituição que trabalha para romper ciclos de
violências e garantir um mundo mais justo e digno para meninas e mulheres.
Desde 2020, a
parceria entre Intimus® e Plan, acontece para reforçar o
compromisso da marca e levar acesso à educação sobre higiene menstrual para
quem mais precisa. No Brasil, cerca de 19% de jovens que menstruam não possuem
dinheiro para comprar absorventes, 37% têm dificuldades de acesso a itens de
higiene em escolas ou locais públicos e 77% dos respondentes já sentiram
constrangimento em escolas ou lugares públicos por menstruarem. Além disso,
quase a metade dessas pessoas nunca teve aulas, palestras ou rodas de conversa
sobre menstruação na escola. Segundo enquete de 2024, promovida pelo Fundo das
Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio da plataforma U-Report, em
parceria com a Viração Educomunicação.
"Um dos
grandes propósitos de Intimus é promover o bem-estar de meninas e mulheres
removendo barreiras relacionadas ao estigma da menstruação para que nada
atrapalhe o progresso feminino. Ações como essa reforçam o nosso compromisso em
oferecer mais qualidade de vida para aquelas que, ainda não conseguem
conquistá-la por conta própria”, conta Marisa Cazassa, Gerente
executiva de Marketing da Kimberly-Clark Brasil. A ação, realizada em
parceria com o supermercado Pão de Açúcar, terá todos os produtos arrecadados
direcionados a jovens da Escola de Liderança para Meninas de 13 a 18 anos,
na Bahia.
“No GPA, nosso
propósito de alimentar sonhos e vidas engloba uma estratégia de
sustentabilidade que tem como um dos pilares, o impacto social e a geração de
oportunidades, compromissos que viabilizamos por meio das nossas marcas, como o
Pão de Açúcar, e também em parceria com fornecedores, a exemplo de Intimus.
Iniciativas como esta, valorizam e promovem essa diretriz tão importante e,
além disso, contribuem com a transformação que nós esperamos e queremos fazer
parte”, destaca Maria Cristina Merçon, Diretora de Marketing,
Fidelidade e Clientes do Pão de Açúcar.
Atuando em conjunto
desde 2020, a parceria da Kimberly-Clark e Intimus com a Plan International, já
doou mais de 400 mil absorventes para pessoas que menstruam em
situação de vulnerabilidade social, e cerca de 700 mil vidas já foram
positivamente impactadas pela colaboração.
“A pobreza
menstrual é uma das faces mais invisíveis da desigualdade de gênero e tem
impactos profundos na autoestima, na saúde e no acesso à educação de meninas em
todo o país. Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que elas
possam viver sua adolescência com dignidade, informação e liberdade. Quando
unimos forças com empresas comprometidas com a transformação social, como a
Kimberly-Clark e o Pão de Açúcar, damos passos concretos para romper ciclos de
violências e ampliar oportunidades para que cada menina possa exercer
plenamente seus direitos”, complementa Cynthia Betti, CEO da Plan
International Brasil.