Type Here to Get Search Results !

Campanha arrecada eletroeletrônicos sem uso para capacitar mulheres em TI

Créditos: divulgação/Universidade Positivo

 Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população a realizar o descarte sustentável de eletroeletrônicos, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), a Universidade Positivo (UP) e o Tech Girls uniram forças para mobilizar toda a cadeia produtiva da área de Tecnologia da Informação (TI), bem como a comunidade, a doar produtos sem uso em apoio à educação profissionalizante. Essa ação faz parte do projeto de impacto socioambiental Tech Girls, que atua desde 2017 com o objetivo de criar alternativas para o reuso consciente de componentes eletrônicos, ao mesmo tempo em que capacita e empodera mulheres em vulnerabilidade social com o aprendizado da tecnologia da informação e na revitalização dos equipamentos. Os itens podem ser doados nos campi Ecoville, Santos Andrade e Osório da Universidade Positivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Esse projeto é baseado em princípios da Economia Circular, como a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais, proporcionando um ciclo de vida mais longo para os produtos. O Tech Girls aceita doações de diversos materiais, como notebooks, smartphones, amplificadores de sinal de internet, projetores de slide, dispositivos multimídia, mouses, teclados, entre outros. Todos os equipamentos recebidos são formatados, portanto, todos os dados contidos serão automaticamente deletados.

O Tech Girls, devidamente legalizado para coleta, transporte e emissão de Certificado de Destinação Final por meio do sistema SINIR, recebe e conserta os equipamentos que de outra forma seriam inadequadamente descartados. Esses processos são realizados em estações de reciclagens próprias, transformando o lixo eletrônico em ferramentas de trabalho para que as alunas dêem sequência aos seus empreendimentos digitais, alcançando autonomia financeira e resgatando a autoestima.

Notebooks são recuperados para alunas levarem para casa

As alunas em situação de vulnerabilidade social, com boas notas recebem, ao término do curso gratuito, um computador recuperado por elas mesmas. O objetivo é que continuem seus estudos em tecnologia e também coloquem em prática seus negócios digitais, inclusive realizando vendas pela internet. A desenvolvedora de software e fundadora do Tech Girls, Gisele Lasserre, conta que a cada computador doado dá origem a uma nova atividade profissional digital.

Reciclagem e  manutenção de notebook em alta

O mercado de equipamentos eletrônicos está em expansão. De acordo com a multinacional Canalys, as vendas de computadores e notebooks aumentaram 15% em 2021, totalizando mais de 341 milhões de unidades enviadas. Especialistas apontam que isso se deve, em grande parte, à crescente necessidade de dispositivos para trabalho e entretenimento em casa, impulsionada pela pandemia.

O aumento nas vendas, somado à demanda por trabalho e estudo remotos, gerou uma maior procura por assistência técnica para esses equipamentos. Atenta a essa oportunidade de mercado, o Tech Girls oferece como parte integrante do curso de imersão digital uma oficina específica de reciclagem e manutenção de notebook.

Essa iniciativa impactou positivamente centenas de famílias e comunidades, ao viabilizar a inserção profissional na área de TI - que oferece vagas de emprego mesmo em tempos de crise. Além disso, a possibilidade do trabalho remoto – adotado em boa parte das empresas de tecnologia, permite que as mulheres conciliem carreira profissional com a criação dos filhos.

Em cinco anos de atuação, mais de 590 profissionais foram capacitadas nas áreas de hardware, software, programação e assistência técnica de computador pelo Tech Girls. Além disso, o projeto oferece conhecimentos abrangentes sobre o uso dessas tecnologias. Os cursos são disponibilizados gratuitamente e realizados de forma presencial nas cidades de Curitiba, São Paulo, Taubaté e Florianópolis.

 

Serviço

Campanha de Arrecadação de eletroeletrônicos

Local: Universidade Positivo - Santos Andrade (R. XV de Novembro, 950 - Centro)

Universidade Positivo - Osório (Praça Gen. Osório, 125 - Centro)

Universidade Positivo - Ecoville (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba)

Além disso, é possível agendar o descarte de 30 ou mais itens para doação. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98706-1379  ou pelo e-mail gisele@techgirls.com.br 

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam. Todos os comentários são revisados pelo Administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad